Select Page

O carnaval já é lembrança do passado. Agora, não há mais motivos para postergar projetos e seguir em frente. Para quem deseja empreender, a recuperação da economia é um alento. Por outro lado, isso não é sinônimo de sucesso garantido.

É fundamental estar atento às tendências do empreendedorismo para 2020. Não adianta contar com um planejamento elaborado, caso não contemple pontos estratégicos para conquistar uma excelente performance e cativar o público-alvo.

Neste artigo, vou mostrar para você fatores que devem ser levados em consideração ao abrir negócio em 2020. Confira!

Fique atento ao mercado mobile

Ignorar a expansão do uso dos smartphones pelos brasileiros para fazer compras e resolver vários compromissos é um tiro no pé. Para você ter uma ideia de como esses dispositivos fazem parte do nosso dia a dia, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que, em 2019, havia 230 milhões de celulares ativos, no Brasil.

Ou seja, há mais aparelhos desse tipo do que habitantes no País. Por isso, é essencial contar com aplicativos que facilitem a vida dos clientes na hora de adquirir produtos e interagir com o seu negócio.

As formas tradicionais de contato (pessoal e telefone) continuam sendo importantes. Mas se você não contar com aplicativos e sites responsivos, que facilitem a interação com o público-alvo, vai abrir espaço para ser engolido pela concorrência.

Tenha foco no omnichannel

Uma das principais tendências do empreendedorismo para 2020 é o fortalecimento do omnichannel, ou seja, da estratégia de vendas que busca interagir com os clientes por meio de diversos canais.

Uma empresa necessita, ao mesmo tempo, de investir no poder das redes sociais e de manter um alto nível de atendimento no contato pessoal. É uma incoerência absurda ter uma equipe eficiente para responder às demandas provenientes da internet e contar com funcionários despreparados para mostrar como são os serviços e produtos em uma loja.

Ao abrir um negócio em 2020, tenha como uma das principais metas manter a uniformidade do atendimento omnichannel. Isso somente é possível por meio de uma padronização dos serviços, que precisa ser antecedida por treinamentos. 

Embora seja algo óbvio, muitos empreendedores não priorizam manter uma uniformidade de atendimento nos canais disponibilizados para interação com os clientes. Evite cometer esse equívoco. É muito ruim para a imagem de uma empresa receber informações diferentes sobre o mesmo procedimento.

Por isso, é muito importante treinar a equipe e explicar detalhadamente a necessidade de seguir um padrão de relacionamento com o cliente para atingir bons resultados com a estratégia omnichannel. 

Valorize a capacidade de inovação

O avanço tecnológico é um fator que deve ser levado em consideração ao empreender. Oferecer algo que mude o comportamento dos consumidores e do mercado de forma impactante é um diferencial cada vez mais perseguido.

Em outras palavras, inovar e gerar vantagem competitiva de maneira rápida é o sonho de muitos empresários. Por isso, a expansão das startups é uma das principais características do empreendedorismo para 2020.

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o País atingiu a marca de 12.729 startups, em novembro 2019. O fato de essas empresas terem uma estrutura enxuta e mais condições de se adequarem a nichos muito específicos contribui para alcançar um desempenho mais expressivo e fazer parcerias com companhias de grande porte. 

Outra prova de que as startups vieram para ficar consiste no expansão de 51% do valor investido nesse tipo de negócio em 2019. De acordo com a Associação Latino-Americana de Private Equity e Venture Capital, foram aplicados R$ 5,1 bilhões em startups no Brasil, no ano passado. 

Aposte no sucesso do cliente

É ingenuidade ter foco em inovação e em recursos tecnológicos para facilitar a interação, caso não haja um trabalho que valorize o customer success, ou seja, o sucesso do cliente.

Abrir negócio em 2020 sem olhar como a sua empresa pode causar um diferencial na vida do consumidor não faz o menor sentido. Pensar somente em atingir o topo do mercado e expandir o faturamento em curto prazo indica amadorismo, caso isso seja feito de maneira isolada.

O crescimento da empresa de forma sustentável somente é possível com clientes fiéis e satisfeitos. Inovar está longe de englobar apenas a criação de novos produtos e serviços. Afinal, eles precisam da aprovação do público-alvo para serem reconhecidos pelo mercado.  

É imprescindível analisar as tendências do empreendedorismo para 2020, porque é uma maneira de avaliar como a sua empresa está no mercado. Essa iniciativa também é vital para manter a competitividade e a busca pela melhoria contínua. 

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais. Afinal, o conhecimento é peça-chave para empreender com sucesso.