Select Page

Criar uma empresa e não investir no potencial da internet é o mesmo que comprar uma fantasia de carnaval e não sair de casa para a folia. A comparação pode ser meio inusitada, mas tem um fundo de verdade.

Há diversas ferramentas de marketing à disposição dos empreendedores para dinamizar a divulgação da marca. É fundamental aproveitá-las de maneira inteligente para cativar a audiência e expandir as vendas.

Neste artigo, vou indicar recursos valiosos de marketing para empresas. É uma boa oportunidade para conhecer melhor o potencial de alternativas que podem ser úteis para o seu sucesso.

Preste atenção nas melhores ferramentas de marketing

Vou direto ao ponto. Você tem interesse em apostar no marketing digital? Então, é melhor seguir em frente comigo. Do contrário, recomendo rever conceitos para empreender de maneira correta.

Muitas empresas necessitam de opções para automatizar o marketing. O objetivo é a otimizar os recursos e medir o desempenho de forma eficiente. Em geral, as ferramentas contribuem na construção e no envio de e-mail marketing, de landing pages e de outras peças de comunicação.

Outra vantagem é a facilidade de atingir milhares de consumidores sem deixar de lado a personalização da mensagem, o que é indispensável para criar uma proximidade e fortalecer o engajamento.

Para ter resultados mais expressivos, recomendo analisar o funcionamento da RD Station, da Resultados Digitais. É uma ferramentas bastante utilizada no mercado e se destaca pelos diversos recursos para a divulgação da marca.

SEO

Também faz parte da estratégia de marketing para empresas o SEO, que consiste em uma técnica para facilitar a identificação de sites, blogs e páginas na internet pelos mecanismos de busca, como o Google.

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com o seu negócio? A resposta é muito simples, porque é cada vez maior o número de pessoas que usam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços antes de fazer uma compra.

À medida que a sua empresa tem uma posição de destaque no Google, maiores são as chances de atrair mais consumidores. Esse fator mais do que justifica utilizar uma ferramenta como o Google Search Console, que ajuda na identificação de palavras-chave ideais para o seu negócio, análise de SEO e otimização de páginas web.

E-mail marketing

Você já deve ter ouvido falar que o e-mail está fora de moda. Na minha avaliação, isso está longe de ser verdade. Muitas companhias de diversos segmentos apostam bastante no potencial das mensagens de correio eletrônico para aumentar as vendas e envolver o público-alvo.

O e-mail é uma ferramenta valiosa no marketing digital, porque ajuda na captação de leads (pessoas que mostram interesse pelas ações da marca e podem se tornar consumidores fiéis no futuro). Uma mensagem de correio eletrônico é muito aplicada para o lançamento de produtos e serviços e na divulgação de ótimas promoções.

Tudo isso mostra que o e-mail marketing tem muita utilidade para o seu negócio. Se deseja aproveitá-lo de forma inteligente, vale a pena avaliar o uso da ferramenta Mailchimp, que propicia o envio de mensagens em massa de forma personalizada. Isso é imprescindível para melhorar a divulgação da marca.

Análise de resultados

O investimento em marketing para empresas precisa ser amplamente justificado. Não adianta falar que um site otimizado aumenta as vendas, caso não haja números que comprovem isso de maneira consistente.

Para utilizar as ferramentas de marketing de forma assertiva, é bom contar com recursos que viabilizam a análise de resultados. Uma delas é o Google Analytics, responsável por verificar o acesso dos internautas a websites e blogs. Com relação às redes sociais, é indicado o uso do Facebook Insights, que viabiliza analisar o comportamento da audiência na principal rede social do mundo.

Há muitas ferramentas de marketing para monitorar os seguidores nas redes. Por isso, conte com o apoio de especialistas em marketing digital para explorar o potencial da internet com mais inteligência.

Gestão de conteúdo

Inserir informações em sites e blogs com facilidade é algo que deve ser feito ao priorizar a divulgação da marca. Perder minutos valiosos para postar uma foto no site é um erro primário e que revela amadorismo.

Opte por ferramentas que contribuam para a postagem de conteúdos de maneira prática e ágil. Para disponibilizar dados com a rapidez necessária, sugiro apostar no WordPress, recurso adotado por muitas empresas para a atualização de websites.

O WordPress conta com plugins, como o Yoast SEO, responsável por constatar se a página está devidamente otimizada para os mecanismos de busca. Unir facilidade com resultados expressivos é tudo que um empreendedor merece.

Se não tem o conhecimento necessário para explorar as ferramentas de marketing, o melhor a ser feito é investir em uma consultoria especializada. A terceirização de atividades é, em muitos casos, vital para conseguir uma performance de alto nível.

Para você que gosta do Instagram, recomendo a leitura deste post sobre como aumentar as vendas por essa rede social. Aproveite a chance de aperfeiçoar as suas ações de marketing digital e elevar o faturamento!