Select Page

Diante da competição cada vez mais acirrada entre as empresas, a produtividade se tornou uma das necessidades mais inegociáveis das corporações. A busca pelos resultados, mantendo os custos baixos, em menos tempo, porém sem perder a qualidade é fundamental para quem deseja se manter no mercado.

Embora a tecnologia contribua muito nesse processo, manter os funcionários comprometidos continua sendo fundamental. Sem contar com um time realmente comprometido, os resultados não chegam e a empresa terá dificuldades de se manter competitiva no mercado.

Engajamento pode ser definido de diversas maneiras. No meio empresarial, é compreendido como a relação de identificação do colaborador com os valores e objetivos da empresa.

Essa identificação gera uma ligação afetiva com a organização e faz o colaborador se esforçar para desempenhar bem suas funções e realizar as tarefas da melhor maneira.

Outros benefícios desse engajamento são o entusiasmo, o comprometimento e a resiliência, que contribuem para o aumento da entrega de resultados.

O colaborador engajado se sente realizado com suas atividades, e percebe que suas tarefas são compatíveis com seus propósitos pessoais, sentindo orgulho de participar e contribuir com o crescimento da empresa.

Para você aprender de vez sobre como é indispensável contar com empregados motivados, vou explicar sobre como é vital trabalhar com o ânimo da equipe. Confira!  

Por que é importante motivar a equipe?

Além dos principais benefícios já foram apresentados, ter funcionários comprometidos é essencial para:

  • Transmitir uma imagem positiva da empresa, transformando-se em uma forte ferramenta de marketing institucional, o que ajuda bastante a atrair clientes;
  • Revisar procedimentos visando ao estabelecimento de novas práticas que diminuem os erros;
  • Reduzir a rotatividade na empresa, mantendo os talentos profissionais comprometidos.

A importância do líder na motivação das equipes

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o engajamento exige muito mais do que apenas um bom salário, estabilidade e tranquilidade. Ele exige a satisfação do funcionário com relação ao ambiente de trabalho.

Se uma companhia deseja ter empregados motivados necessita também se preocupar com a qualidade de vida da equipe. Também é recomendado adotar ferramentas com foco no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.

Para garantir a presença de funcionários comprometidos, o primeiro passo é demonstrar que são importantes para a empresa. A gestão de recursos humanos é essencial e deve contar com um líder conectado com os propósitos da empresa e dos colaboradores.

Um líder motivador é diferente de um chefe. Um líder é alguém com postura diferenciada em relação à equipe. Ele estabelece parcerias, trabalha em conjunto, valoriza os colaboradores e se preocupa com o bem-estar de todos os envolvidos.

É uma ingenuidade sem tamanho um gestor ter foco apenas nas tarefas e nos prazos a serem cumpridos. Logicamente, são atividades importantes.

Por outro lado, observar o comportamento e incentivar a equipe são medidas válidas para contar com empregados motivados e capazes de atingir bons resultados.

Se um líder não trabalhar dentro dessa linha, vai perder a confiança da equipe e, consequentemente, a capacidade de fazer o time superar desafios e de ter excelente desempenho.

As principais características de um líder são a boa comunicação, a participação com o grupo, a proximidade com os colaboradores, a preocupação com a equipe e o respeito às individualidades de cada profissional.

Também não podemos esquecer da empatia, que consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro. Se um líder não tiver essa habilidade, terá sérias dificuldades para conquistar e manter a confiança da equipe.

Um líder deve trabalhar com a empatia o tempo todo. Assim, fica mais fácil convencer o time de que a empresa está no caminho certo. Pode parecer uma besteira, mas isso faz uma grande diferença no dia a dia. Pense nisso e valorize o trabalho de manter os funcionários comprometidos.

Como manter a equipe motivada e engajada?

Alguns fatores importantes para um líder alcançar bons resultados são:

  • Garantia da transparência nas relações;
  • Reconhecimento das capacidades dos funcionários;
  • Capacidade de delegar tarefas e responsabilidades, de acordo com as potencialidades de cada colaborador;
  • Foco em compartilhar os valores da empresa;
  • Criação de metas e de desafios;
  • Vontade de incentivar a equipe a pensar em soluções inovadoras;
  • Flexibilidade para superar conflitos e estipular atividades a serem executadas.
  • Estabelecer um ambiente aonde as pessoas não se sintam injustiçadas.

Vale lembrar que a empresa tem um papel fundamental na construção de uma equipe com empregados motivados. Na contratação de funcionários, é imprescindível encontrar pessoas que estejam adequadas ao perfil desejado pela companhia, o que contribui para diminuir custos com processos seletivos.

Algumas pessoas são “desengajadas” por natureza e isso pode ser percebido já no primeiro momento. Lamentavelmente, esse tipo de funcionário contamina o ambiente e prejudica o rendimento do time. Ou seja, é uma “fruta podre” que não pode ser aproveitada em hipótese alguma.   

Pessoas pessimistas, negativas quanto ao futuro e resistentes às mudanças são alguns exemplos desse modelo de empregado. Evite que esse perfil tenha espaço na sua equipe, pois ele pode comprometer todo o esforço da empresa no sentido de conseguir um time motivado e comprometido.

O clima organizacional também é muito importante para a motivação dos profissionais. A equipe precisa sentir-se valorizada e isso pode ser feito pela autonomia na tomada de decisões, atribuição de tarefas, que explorem o potencial de cada pessoa, e as oportunidades de enfrentar desafios.

Para que o clima organizacional flua adequadamente, é fundamental contar com pessoas que se sintam bem no ambiente, que se identifiquem com a visão e propósitos da empresa e que respondam isso com comprometimento.

Isso não quer dizer que deixará de haver conflitos. Porém, serão resolvidos com ética e seguindo os valores institucionais. A falta de respeito e a dificuldade de relacionamento com os gestores são elementos que contribuem para elevar o nível de turnover.

O que você tem feito na sua empresa para construir relações de trabalho motivadoras e para envolver sua equipe nos valores do negócio? Tenha a certeza de que boas ações têm papel decisivo para manter os funcionários comprometidos.

Se está com dúvidas sobre como engajar o seu time, mande a sua pergunta na seção de comentários. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a deixar o seu time mais envolvido com as metas da sua empresa!