Select Page

Imagine se todos os clientes de sua empresa ficassem tão satisfeitos com seus produtos ou serviços e com o seu atendimento que, além de comprarem novamente, indicassem sua marca para amigos e familiares.

Seria ótimo, não é mesmo? Na verdade, esse é o desejo da maioria das empresas. Só que, infelizmente, não é realizado na maioria dos casos.

Isso acontece porque a falta de visão, ou até mesmo de inteligência, impede muitos empreendedores de valorizar algo essencial para a sobrevivência de qualquer marca: o relacionamento com clientes.

Estratégia e planejamento são fundamentais para aproveitar oportunidades de construir um relacionamento com o público-alvo e, assim, aumentar as vendas.

O marketing de relacionamento tem um objetivo muito maior do que apenas expandir o lucro da empresa. Ele ajuda a atrair, conquistar e fidelizar os consumidores.

E essa é a melhor forma de construir uma marca forte e impactante, que se destaca da concorrência, tornando-se referência para todos.

Por que se relacionar com os clientes?

Você já parou para pensar que o relacionamento é a base para qualquer venda? Se o cliente não se sentir bem com relação ao seu negócio, ele não comprará nada.

Estabelecer uma proximidade saudável com o consumidor é a melhor maneira de garantir a satisfação e de prolongar o ciclo dele na sua empresa.

A confiança é a base do relacionamento com clientes. Quando você demonstra a importância do consumidor para a sua marca e que sua empresa está se esforçando para que todas as necessidades dele sejam atendidas da melhor maneira, você o conquista.

É indispensável que essa preocupação esteja presente todos os dias e contemple todos os usuários dos produtos e/ou serviços vendidos por seu negócio.  

Sim, dependendo do tamanho da empresa essa pode não ser uma tarefa simples. Felizmente, hoje existem diversas ferramentas que ajudam a melhorar a relação com consumidores.

Quais ferramentas ajudam no relacionamento com clientes?

Para sair do achismo e da acomodação, há diversos softwares que contribuem para ter uma visão mais ampla de como pensam os diferentes segmentos do público-alvo.

Se deseja sair da mediocridade e do comodismo, é obrigatório usar ferramentas que ajudem a analisar a relação com consumidores de maneira mais profunda. Confira!

CRM

CRM é a sigla de Customer Relationship Management. É uma estratégia que tem como foco do negócio o cliente.

Ela ajuda a gerenciar o relacionamento com clientes pela coleta e análise eficientes de informações.

Hoje existem ferramentas, também chamadas de CRM, que ajudam a gerenciar esses dados. São softwares de gestão integrada, que coletam e criam bancos de dados com todas as informações importantes sobre os clientes.

Ao cruzar os dados, são gerados insights importantes que ajudam a criar oportunidades de negócio e a melhorar a relação com consumidores da empresa.

E-mail marketing

O e-mail marketing foi, por muito tempo, uma ferramenta de publicidade direta. Por isso, era recebido de maneira muito negativa pelo público-alvo. Afinal, é muito chato ficar recebendo spam e ver a caixa de correio eletrônico lotada de conteúdo inútil, não é mesmo?.

Mas hoje o e-mail pode ser mais bem utilizado e, inclusive, é uma das principais maneiras de relacionamento com clientes.

Com um planejamento de assuntos relevantes para a audiência, que oriente e conduza o consumidor nas etapas da jornada, é possível levá-lo até a compra.

Além disso, é um excelente recurso de comunicação direta.

Redes sociais

A presença nas redes sociais hoje é obrigatória para empresas de todos os nichos. Esses canais foram escolhidos por muitos clientes para trocar informações, tirar dúvidas e até mesmo opinar sobre marcas e produtos.

É fundamental manter ampla oferta de canais de comunicação direta, para que os clientes tenham acesso facilitado. A integração entre os meios também é essencial para garantir a unicidade da comunicação.

Essa é uma das maneiras de intensificar o relacionamento com o público-alvo e aumentar a fidelização. Mas, pelo amor de Deus, não pense somente nos custos ao investir nas redes sociais

Se deseja usar essa ferramenta para a relação com consumidores ser cada vez melhor, tenha o mínimo de sensatez e procure uma ajuda de um profissional especializado nesse serviço.

Opte por contratar uma empresa nesse ramo ou um funcionário para essa atividade ser devidamente executada. Uma resposta mal formulada em uma rede social pode criar uma repercussão muito negativa para o seu negócio.

O mesmo acontece por causa de um erro de português ou de uma imagem ou frase que denotam sentimentos negativos nas pessoas. A construção da imagem da marca nos meios digitais é um trabalho que necessita ser feito com inteligência.

Imagine, por exemplo, uma empresa de roupas e calçados postar, no perfil do Instagram, um vídeo de um ato de violência contra idosos. É algo totalmente sem sentido. Parece bizarro, mas existem empreendedores que usam o perfil da marca nas redes, como se fosse o de uso pessoal. Jamais, faça uma bobabem dessas, por favor!

O que considerar para melhorar a relação com consumidores?

Estar atento às necessidades do cliente é indispensável. De nada adianta oferecer dez canais de atendimento, mas não estar disponível para conversar com o cliente quando ele mais precisa de atenção.

Então, é importante criar uma estratégia eficiente, integrada, que permita a identificação e o atendimento completo ao consumidor.  

Converse com o cliente, faça-o perceber que a sua empresa está tentando ajudá-lo da melhor maneira possível. Dessa forma, mesmo que não seja possível realizar o que ele deseja, ele se sentirá bem atendido.

Saber dizer “não” também é fundamental, principalmente no mundo dos negócios. É preciso explicar o motivo da negativa e conversar, tentando manter a afinidade entre vocês e aumentando o grau de confiança.

Entenda que um cliente satisfeito, que se sente importante e valorizado pela empresa, é garantia de novos negócios em longo prazo. As pessoas compram de quem confiam, e cada vez mais essa relação precisa ser desenvolvida nos meios digitais. 

Por isso, o relacionamento com clientes necessita fazer parte do planejamento estratégico do seu negócio. Ou seja, é crucial ter um setor ou funcionário, dependendo do tamanho do seu empreendimento, que esteja focado em gerenciar e orientar o restante da equipe com relação à forma de se dirigir ao público-alvo.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais. Conteúdo de alto nível merece estar à disposição de todos!